Parábolas de hoje


Bem vindo à Holanda


Pedem-me muitas vezes para descrever a experiência de ter uma criança com deficiência - para tentar ajudar as pessoas que não compartilharam essa experiência única a entendê-la, a imaginar como seria. É tipo isso......

Quando se vai ter um filho é como se fôssemos fazer uma viagem de férias fabulosa - para a Itália. Compramos um monte de guias e fazemos planos maravilhosos. O Coliseu. O Davi Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Podemos aprender algumas frases úteis em italiano. É tudo muito emocionante.

Depois de meses de grande expectativa, finalmente chega o dia. Faz as malas e vai-se embora. Várias horas depois, o avião aterra. A hospedeira de bordo chega e diz: "Bem-vindo à Holanda".

"Holanda?!?" digo eu estarrecida "O que quer dizer com Holanda? Eu planeei uma viagem para a Itália! Eu deveria estar em Itália. Toda a minha vida sonhei em ir à Itália."

Mas houve uma mudança no plano de voo. Eles desembarcaram na Holanda e é aí que vamos ficar.

O importante é que eles não nos levaram para um lugar horrível, nojento, imundo, cheio de pestilência, fome e doenças. É apenas um lugar diferente.

Portanto, podemos sair e comprar novos guias. Temos de aprender um idioma totalmente novo. E conheceremos um novo grupo de pessoas que de outra forma não conheceríamos.

É apenas um lugar diferente. É mais pacato do que a Itália, menos chamativo do que a Itália. Mas depois de estarmos lá por um tempo e recuperarmos o fôlego, olhamos em volta... e começamos a perceber que a Holanda tem moinhos de vento... e a Holanda tem tulipas. A Holanda tem até Rembrandts.

Mas toda a gente que nós conhecemos está atarefadíssima a ir para a Itália... e fala dos momentos maravilhosos que passou lá. E nós iremos dizer sempre: "Sim, é para lá que eu deveria ir. Foi essa viagem que eu planeei."

E a dor disso nunca, nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda muito, muito significativa.

Mas... se passarmos o resto da vida a lamentar o facto de não ter ido à Itália, talvez nunca estejamos disponíveis para aproveitar as coisas verdadeiramente especiais, as muitas e bonitas coisas acerca... da Holanda.

Emily Perl Kingsley 

Comentários

Mensagens populares deste blogue