Atividades de Aprendizagem Digitais

As atividades referem-se às diferentes ações que os estudantes realizam em interação com os conteúdos e as indicações que lhes são oferecidos. Se essas atividades forem apresentadas, realizadas ou transferidas online poderão ser consideradas e-atividades.

Uma sala de aula online não é um repositório de conteúdos digitais, é um espaço ativo e dinâmico onde os estudantes recebem informações sobre as atividades online que devem realizar, dentro e fora da plataforma, individualmente ou em grupo, exatamente como num ambiente de sala de aula física.

Para se produzirem e-Atividades bem estruturadas, dever-se-á tirar o maior partido possível dos recursos existentes e das tecnologias digitais da web social.

As e-atividades permitem uma aprendizagem online ativa, participativa, individual ou em grupo. São importantes porque empregam princípios úteis para a aprendizagem bem como uma escolha de tecnologias adequadas. As e-atividades estão centradas nos estudantes para que possam contribuir, trabalhar, interpretar e partilhar conhecimento. Estão suportadas pela ideia de que o conhecimento é construído pelos estudantes de forma colaborativa, ativa e participativa.

Em síntese, as e-atividades são orientações detalhadas de como estruturar uma atividade orientadas para contextos online. E podem ser utilizadas para atividades, exercícios, tarefas de formação para o estudante ou enquanto processos de avaliação.

Nesta perspetiva didática, as e-atividades mais adequadas são aquelas que convidam à construção de conhecimento, experimentação e resolução de problemas, em escala individual e grupal, que visam relacionar o conhecimento prévio dos estudantes com os novos conteúdos, estimulando a reflexão e análise do que foi aprendido. Estimulam ainda processos de tomada de decisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue