Novo Número da Revista UiIPS
v. 5, n. 1 (2017)
Intervenção Precoce e Educação Especial: Formação & Investigação Centradas nas Práticas
EDITORIAL: PROBLEMÁTICAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Editorial: Early intervention and special education issues
Um número inteiramente dedicado às problemáticas da Intervenção Precoce e Educação Especial. Fruto da Investigação centrada nas práticas. São 12 artigos, todos eles de temáticas diferenciadas e de profícuo interesse para docentes das respetivas áreas, investigadores e outros interessados. Conta também com o meu singelo contributo que espero possa ser inspirador e útil para alguns colegas.
Sumário
Artigos
EDITORIAL: PROBLEMÁTICAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE E EDUCAÇÃO ESPECIAL Editorial: Early intervention and special education issues | |
Isabel Piscalho, Sónia Raquel Seixas | 1-4 |
APOIO DOMICILIÁRIO: PERSPETIVAS DE FAMÍLIAS E EDUCADORES Home care: family and educators perspectives | |
Gladys da Silva Rodrigues, Sónia Raquel Seixas, Isabel Piscalho | 5-20 |
CONTRIBUTOS DA PSICOMOTRICIDADE NA INTERVENÇÃO PRECOCE - ESTUDO DE CASO Contributions of psychomotricity in early intervention - case study | |
Rita Santos, Sónia Raquel Seixas, Isabel Piscalho | 21-33 |
A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM HIPOTONIA NEONATAL The importance of family involvement in the development of a child with neonatal hypotony | |
Carla Margarida Ferreira Cardoso, Sónia Raquel Seixas, Isabel Piscalho | 34-45 |
MICROCEFALIA NA INTERVENÇÃO PRECOCE: ESTRATÉGIAS EFICAZES DE INTERVENÇÃO Microcephaly in early intervention: effective intervention strategies | |
Susana Margarida Sousa, Sónia Raquel Seixas, Isabel Piscalho | 46-61 |
INTERVENÇÃO BASEADA NAS ROTINAS Routine Based Intervention | |
Zulmira Santos Caldeira, Sónia Raquel Seixas, Isabel Piscalho | 62-80 |
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO-LEI nº 3/2008: PERSPETIVAS DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Implementation of decree-law no. 3/2008: perspectives of teachers of special education | |
Raquel Duque, Isabel Piscalho, Sónia Galinha, Francisco Silva | 81-97 |
DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRIMEIRAS IDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA Pedagogical differentiation in the early ages for the construction of an inclusive practice | |
Bruna Clérigo, Rita Alves, Isabel Piscalho, Maria João Cardona | 98-118 |
A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM CURRÍCULO ESPECÍFICO INDIVIDUAL: POTENCIALIDADES DO TRABALHO DE PROJETO The motivation for learning in students with individual specific curriculum: potentialities of the project work | |
Fátima Linguíça, Isabel Piscalho, Sónia Galinha, Francisco Silva | 119-135 |
O PROJETO ORQUESTRA GERAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS | |
Joana Silveira, Isabel Piscalho, Sónia Pereira, Francisco Silva | 136-150 |
(DES) CONTINUIDADES EDUCATIVAS ENTRE AS UNIDADES DE ENSINO ESTRUTURADO PARA CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO EM SALA DE AULA (Des) educational continuities between structured education units for children with aula specialized autism spectr | |
Vera Oliveira, Isabel Piscalho, Sónia Galinha, Francisco Silva | 151-162 |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) NO ENSINO SECUNDÁRIO: AS ATITUDES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE ALUNOS SEM NEE E COM NEE Inclusion of students with special educational needs (sen) in secondary education: the attitudes of p | |
Marta Maria Santos, Isabel Piscalho, Sónia Galinha, Francisco Silva | 163-174 |
RELAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR DO ENSINO SECUNDÁRIO - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS COM NEE Relation professor of secondary education - professor of special education: pedagogical practice with students with SEN | |
Maria Margarida Marques, Isabel Piscalho, Sónia Galinha, Francisco Silva | 175-190 |
Comentários