Da inter-relação entre os movimentos sociais, ambiente e educação
Relevância social e educativa do processo global de desenvolvimento
para a construção humana
Adérito Gomes Barbosa
Universidade Católica Portuguesa
Sónia Alexandre Galinha
Instituto Politécnico de Santarém - Centro de Investigação
em Educação da Universidade da Madeira
Constitui-se como objetivo
central deste nosso paper apresentar a inter-relação entre os movimentos
sociais, ambiente e educação, entendida a educação, de hoje, nas sociedades
modernas, como um processo relacional extraordinariamente complexo, e um
processo de mutação cultural acelerado (Toffler,1991), ininterrupto que vai da
infância à vida adulta alargando-se do ciclo familiar aos diferentes lugares e
espaços de sociabilidade: os jovens vivem no mundo sujeitos a transformações
rápidas e radicais, geradoras de conflitos, de dramas sociais interiores, que
provocam desilusão, medo e instabilidade. Segundo Ooijens e Kampen (2001) na
distinção da educação formal, não formal e informal aplicam-se dois critérios:
a organização da educação numa sequência de graus e níveis oficialmente
reconhecidos e a existência de uma programação clara das ações educativas.
Através do primeiro critério diferencia-se a educação formal da não formal,
enquanto o segundo permite fazer a diferença entre os dois e a educação
informal. Assim, quando se fala em educação, neste paper, não se pretende
identifica-la com a instituição escolar. Entende-se a educação como processo
global de desenvolvimento com o apoio dado pelas instituições educativas. A própria
UNESCO apresenta como políticas educativas para os jovens e adultos, entre
outras: um maior relacionamento entre os sistemas formais e não formais, assim
como uma educação holística que cubra todos os aspetos da vida. O bem-estar
psicossocial humano, central para os saber-ser, saber-fazer, saber-pensar e
saber-conviver é uma variável que assume uma centralidade ímpar nas ciências
sociais e humanas, pela complexidade subjacente e pela importância que tem para
a vida social dos grupos dinâmicos. A par de outras formas qualitativas do
nosso estudo, para a recolha de dados, inserida no domínio da Cognição Social
aplicámos a EBEPS-A (p=.01; 5 fatores=37,15% da variância; alfa de
cronbach.96). Amostra aleatória=157; 54,1% f; 45,9% m, estudantes 9ºano, Portugal.
Os resultados mostram a existência de uma relação forte entre as variáveis
consideradas (motivação, autoestima, bem-estar interpessoal, autoeficácia e
suporte social). As subescalas exibem uma relação positiva forte entre elas, ou
seja, influenciam-se mutuamente. Com pré e pós teste PEBEPSI-A concluímos que
os grupos sociais estudados, o ambiente e a educação em análise ganham quando
promovem e integram o desenvolvimento de competências construtivas e
participativas.
Palavras-chave: educação,
complexidade, holística.
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