Revista Portuguesa de Pedagogia nº 48
Já está disponível online na plataforma OJS
Entre outros artigos muito interessantes, quero aqui dar particular ênfase a dois temas que me são particularmente gratos porque vão de encontro aos meus interesses na área da Investigação. Um deles prende-se com os chamados métodos mistos de investigação em educação e o outro com os desafios que são colocados à escola inclusiva.
Los Métodos Mixtos de Investigación: Presupuestos Generales y Aportes a la Evaluación Educativa
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão geral dos princípios do novo paradigma que se posiciona entre os enfoques tradicionais qualitativo e quantitativo: os chamados métodos mistos de investigação e os seus contributos no âmbito da investigação educativa. O artigo inicia com a apresentação do seu contexto
de surgimento, e em seguida são indicadas algumas das definiçoes propostas por diversos autores. A seguir, expõem-se os seus fundamentos teóricos e os desenhos metodologicos, assim como aspectos relativos à validade. Finalmente, propõe-se uma reflexão sobre as potencialidades destes métodos e as suas possíveis implicações para futuros processos de investigação e avaliação educativa.
Palavras-chave
métodos mistos de investigacão; triangulação; investigação educativa; avaliação educativa
Texto Completo: PDF
*****
El Reto de una Educación de Calidad en la Escuela Inclusiva
Resumo
Este artigo defende uma educação de qualidade dentro de uma escola inclusiva. Para este fim, são analisados os movimentos de integração escolar e da escola inclusiva, dada a existência de evidências que mostram como o sistema de ensino, às vezes, não atende equitativamente a todos os indivíduos. Defende-se a necessidade de uma escola inclusiva e uma escola para todos, e postula-se que os diferentes modelos de ensino não contribuem para melhorar a qualidade do ensino. Cada vez mais, a educação inclusiva ganha maior número de adeptos ao configurar-se como uma filosofia imprescindível na atual sociedade, em oposição às políticas e práticas de exclusão. Só uma sociedade substancialmente distinta tem capacidade de incluir pessoas diferentes e respeitar as suas condições de vida.
Palavras-chave
integração escolar; escola inclusiva; equidade do sistema educativo; qualidade educativa
Comentários