Ensinar a Solidariedade e o Respeito pela Dignidade Humana

Retomamos alguns artigos do Professor Miguel Ángel Santos Guerra. Artigo de 21.04.2012. Uma excelente reflexão sobre o espírito de grupo, o valor da solidariedade e o respeito pela dignidade humana.

UBUNTU

A APFRATO, Associação Educacional,  foi criada em Granada há três anos sobre a pessoa e a obra do meu querido e admirado Francesco Tonucci (aka Frato), que me enviou esta linda história que eu quero compartilhar com os leitores.
UBUNTU na cultura xhosa, significa: "Eu sou porque nós somos".

Um antropólogo propôs um jogo para as crianças de uma tribo Africano. Ele colocou uma cesta de frutas perto de uma árvore e disse às crianças que vieram primeiro iriam ganhar todos os frutos. Quando dado o sinal para correr, todas as crianças deram as mãos e correram juntas, então sentaram-se para desfrutar do prémio. Quando o antropólogo perguntou por que tinham corrido assim, se um poderia trazer todos os frutos, responderam, UBUNTU, como é que um de nós ficaria feliz se todo mundo está triste? UBUNTU na cultura xhosa, significa: "Eu sou porque nós somos".
Um eixo sobre o qual gira a cultura neoliberal é o individualismo, que está indissociavelmente ligada à competitividade. Hoje entendemos que todo mundo de repente tem que ir sobre seu negócio e você tem que vencer os outros para ter sucesso. Outros não são colegas, são rivais. Os outros não são inimigos, mas prováveis ​​parceiros potenciais. Você tem que competir com os outros para ser capaz de obter a cesta de frutas. E em muitos casos, no valor de tropeços e empurrões para obtê-lo.

Eu já contei a história de uma mãe com sua mendicância infantil. A mãe diz:

- Filho como é triste esta vida, tendo que mendigar, com a falta de solidariedade lá, com o estigma de pedir. Às vezes é muito frio, por vezes, muito quente ...

O filho, que já sabe o caminho dos tiros, ele aprendeu bem a lição de egoísmo que dita "o mundo da escola de cabeça para baixo",  de que fala Eduardo Galeano, diz a sua mãe com calma:

- Mãe, não te preocupes comigo. Não te preocupes. Estou convencido de que amanhã eu serei um multimilionário e tu só terás que pedir para ti sozinha.

Ganhar ao outro e desfrutar da cesta de frutas em exclusivo se tornou um slogan, uma obsessão. A questão de como um de nós ficaria feliz se todo mundo está triste, poderia ser substituído pelo seguinte: como um de nós ficaria feliz se todo mundo está feliz também? É vencer os outros o que nos faz sentir bem hoje. Vendo o outro atrás na classificação. É a obsessão com rankings.

É muito sábia a filosofia da cultura Xhosa: "Eu sou porque nós somos". Eu acho que está enraizada na felicidade. Seu oposto (eu sou porque ganho aos outros, eu sou, porque venço os outros, eu sou, porque eu posso mais que os outros) nos  levará a todos à infelicidade.

Ler o texto integral aqui.

Como reforça o autor, a solidariedade educa-se e a escola como uma instituição contrahegemónica, tem a obrigação de ir contra a corrente, ainda que isso implique esforço e contrariedades. É imprescindível ensinar a crianças, adolescentes e jovens a solidareidade e o respeito pela dignidade humana, sem os quais o mundo não seria habitável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue