Que pensam os nossos Professores / Educadores / Pais e Encarregados de Educação sobre as pertinentes questões levantadas neste excerto de vídeo no que respeita à Educação e à Autoridade dos Professores?
Olá Fátima! Teu post me deixou inquieta e gostaria de saber 'como educadora', o que pensas sobre as afirmativas do vídeo?! Será que a problemática por que passa a educação e a falta de valores da atualidade seriam resolvidas com uma cinta?! Acho curioso termos tantos 'diagnósticos' de profissionais de outras areas...Não que sejamos 'os caras' mas vendo um vídeo como esse indago o que um aluno que desafia a 'autoridade instituída' pensaria ao assisti-lo?! Será que a cinta resolve o que não se consegue com diálogo e bons exemplos? Neste caso, também perguntaria 'quem' daria 'cintadas' nos gestores das Políticas Públicas Educacionais que não favorecem melhorias qualitativas na Educação e a formação de alunos melhores?! []s
Cara Paula, Na verdade o Vídeo foi aqui colocado para nos fazer reflectir na falta de autoridade dos professores. Já quanto aos pais a questão não se prende com falta de autoridade, prende-se com o saber ou não educar os filhos. Coloca a questão do "exemplo" que eu considero muito importante. Ele faz tanto mais sentido quando os bons exemplos vêm de casa... para que a escola, os professores lhes possam dar continuidade. Mas o grande problema da escola prendes-se mesmo com as políticas educativas que foram retirando a autoridade dos professores. Ainda em relação à questão que coloca, nem a "cinta", nem o "diálogo" resolverão todos os problemas da má formação humana enquanto não começarmos a remar todos para o mesmo lado: pais, educadores e professores com autoridade na escola. Não me refiro ao autoritarismo, mas as regras têm que estar bem definidas, têm que existir penalizações claras e rígidas para quem não as cumpre e os pais têm que ser responsabilizados. Não podemos é continuar a assistir e a pactuar com um crescente de indisciplina e violência nas escolas que transtorna o clima de escola e o transforma um pouco à semelhança de filmes de acção. A função principal da escola é ensinar/instruir; a função dos pais é educar... alguma coisa está a funcionar mal, não lhe parece?
U m infográfico sobre medidas de suporte à aprendizagem e inclusão - Medidas Universais , e sua aplicabilidade no âmbito do Decreto Lei 54/2018. Uma boa ajuda para os professores que andam um pouco mais perdidos sem saber que medidas aplicar, ou melhor, como as podem aplicar a alunos com dificuldades de aprendizagem. Antes de os quererem empurrar para Medidas Seletivas, há que aplicar, repito, aplicar, porque muitas vezes fazem-se uma cruzinhas num papelitos, mas nunca mais ninguém se lembra que é preciso aplicar na prática, com os alunos.
Em tempo de confinamento, com todas as crianças e jovens em casa, manter rotinas de estudo é fundamental! Fica a sugestão : A EUDACTICA , disponibiliza gratuitamente online o conhecido SUPERTMATIK , jogos didáticos com acesso aos principais conteúdos curriculares do Ensino Básico. A App, com acesso livre também nos dispositivos móveis, alia as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem. Para jogar basta selecionar a disciplina, o ano de escolaridade e o modo de jogo: Solitário, vs Robot ou vs Humano. Aqui todos podem aprender e reavivar conhecimentos. Vamos lá gente destemida, toca a desafiar outros colegas da turma ou inter-turmas para uma partidinha! Com o SUPERTMATIK , aprender é um processo divertido! Clica num dos links ou na imagem infra e começa a jogar. Boa sorte e boas aprendizagens!
No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
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Teu post me deixou inquieta e gostaria de saber 'como educadora', o que pensas sobre as afirmativas do vídeo?! Será que a problemática por que passa a educação e a falta de valores da atualidade seriam resolvidas com uma cinta?!
Acho curioso termos tantos 'diagnósticos' de profissionais de outras areas...Não que sejamos 'os caras' mas vendo um vídeo como esse indago o que um aluno que desafia a 'autoridade instituída' pensaria ao assisti-lo?!
Será que a cinta resolve o que não se consegue com diálogo e bons exemplos?
Neste caso, também perguntaria 'quem' daria 'cintadas' nos gestores das Políticas Públicas Educacionais que não favorecem melhorias qualitativas na Educação e a formação de alunos melhores?!
[]s
Na verdade o Vídeo foi aqui colocado para nos fazer reflectir na falta de autoridade dos professores. Já quanto aos pais a questão não se prende com falta de autoridade, prende-se com o saber ou não educar os filhos.
Coloca a questão do "exemplo" que eu considero muito importante. Ele faz tanto mais sentido quando os bons exemplos vêm de casa... para que a escola, os professores lhes possam dar continuidade.
Mas o grande problema da escola prendes-se mesmo com as políticas educativas que foram retirando a autoridade dos professores.
Ainda em relação à questão que coloca, nem a "cinta", nem o "diálogo" resolverão todos os problemas da má formação humana enquanto não começarmos a remar todos para o mesmo lado: pais, educadores e professores com autoridade na escola. Não me refiro ao autoritarismo, mas as regras têm que estar bem definidas, têm que existir penalizações claras e rígidas para quem não as cumpre e os pais têm que ser responsabilizados. Não podemos é continuar a assistir e a pactuar com um crescente de indisciplina e violência nas escolas que transtorna o clima de escola e o transforma um pouco à semelhança de filmes de acção.
A função principal da escola é ensinar/instruir; a função dos pais é educar...
alguma coisa está a funcionar mal, não lhe parece?