Estórias com Valores - Das Virtudes



A Lição da Paciência

Um mandarim que se preparava para desempenhar um importante cargo oficial recebeu a visita de um amigo que lhe foi apresentar as despedidas.
Abraçaram-se e o amigo recomendou-lhe:
— Acima de tudo, no desempenho das tuas importantes funções, nunca percas a paciência.
Prometeu o mandarim que nunca esqueceria este precioso conselho.
Três vezes repetiu o amigo a mesma recomendação, provocando o enfado do mandarim. Quando se preparava para o fazer pela quarta vez, o mandarim exaltou-se e gritou:
— Basta, eu não sou surdo e muito menos sou um imbecil!
Então o amigo, acalmando-o com a mão posta sobre o seu ombro, fez este comentário:
— Podes assim ver como é importante ser paciente. Três vezes ouviste o meu conselho, já não conseguindo dissimular o enfado. À quarta vez não conseguiste controlar a fúria. O que acontecerá quando, no desempenho do teu cargo, tiveres de ser verdadeiramente paciente?
O amigo baixou os olhos para o chão e limitou-se a suspirar.


J. J. Letria
Contos da China antiga
Porto, Ambar, 2002


Via Clube Contadores de Histórias

Comentários

Luísa Antunes disse…
Peço desculpa (e ao José Jorge Letria, também), mas realmente só com "paciência de chinês" e religião e disciplinas que a treinem e valorizem...
ematejoca disse…
É uma virtude, que também me falta.
Mas vou tentar seguir o conselho do amigo!!!

Antes de ir com o alho porro na mão a atacar os portuenses na Noite de São João, minha cara Fátima, deixo um desafio e um selo no "ematejoca azul".
O selo não tem nada a ver com o desafio. Queria oferecer esse selo a todos os meus leitores, quando o "emateja azul" completou os 2 anos. Tentei escrever nele o nome do blogue, mas não consegui. Ofereço-o agora, mesmo sem nome, para não se esquecerem da ematejoca azul durante a sua estadia na cidade invicta.

Abraço ainda de Düsseldorf!
Fátima André disse…
Teresa, muito obrigada pela lembrança do "ematejoca azul", guardo-a com apreço no coração.
Um beijinho com votos de boa estadia por terras lusas.
:)
Fátima André disse…
Luisa,
... e eu acrescento, muito amor, tempo e dedicação em famíla. Pois, não devemos esquecer a missão primordial da família - Educar. Compete sobretudo à família trasmitir este e outros valores universais. Que melhor ninho de treino podemos desejar para aos nossos filhos e alunos?
Licas disse…
Fátima
A propósito desta história vou contar-te outra.
Quando eu estava a preparar o meu casamento, um dia recebo a visita de uma familiar, bastante mais velha que eu, muito alegre, mas com uma sabedoria muito própria.
Dentro de uma caixinha trazia um berlinde para me oferecer e disse--me.
Quando, depois de casada tiveres que dar uma resposta algo controversa ao teu marido, primeiro mete o berlinde na boca e deixa-o lá ficar alguns segundos.
Quando o retirares vais reparar que a resposta já não sairá com a "força" inicial e se calhar muito mais ponderada.

É isso! se houver paciência e reflexão, a vida decorrerá sem grandes sobressaltos.

Um beijinho
Licas
IC disse…
Esta e outras estórias com valores são bem importantes nos tempos de hoje!
Um abraço.

Mensagens populares deste blogue