A sede de aprendizagem


No Dia Mundial do Livro, que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores.

"Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009).


Em Mágoas da Escola, Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno.

Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino.

Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência.

Aqui poderá ler um excerto do livro de mágoas da escola.

Comentários

Fatima, respondendo a sua pergunta lá no blog da Ematejoca, ela nao estava fazendo nenhuma propaganda do meu blog e essa tb nao foi a questao. O caso era que no meu blog tinha um link para esta postagem (aqui no seu blog nao tem).

Entao no final das minhas postagens ao invés dela clicar nos comentarios para comentar, coisa que ela nao fazia, ela clicava em Links para esta postagem, ali ele abria uma outra janela a de criar um link e ali, retirava o link do meu post e colocava o link do post dela. Entao, o que aconetceia com este ato dela. Todo mundo que clicasse ali para ver o link dessa postagem nao entrava o meu blog e sim o blog dela.

Agora me diz se eu estou fazendo tempestade em copo d`´agua? Veja se alguém tirasse o link do seu blog, no final da sua postagem e colocasse ali um outro se vc nao ia ficar chateada?

Nao estou reivindicando nada, a nao ser ter sido perguntada antes que ela fizesse. Ela fez isso num outro blog que eu tenho e em muitos outros que a visitam. Outros nao ligam, mas eu sim, gosto de ser perguntada antes sobre qqr coisa, faz parte da minha personalidade assim como antes fui 2 vezes no blog dela perguntar e esperei por uma resposta que nao veio. Ela só se manifestou depois que postei falando sobre tudo isso.

Como vc nao me conhece fica difícil, mas tá ai o que foi realmente que aconteceu.

Um bom fim de semana pra você.
ematejoca disse…
Muito obrigada pelo seu apoio, minha querida amiga.

O Pomo da Discórdia foi ignorância de ambas as partes!!!

Eu devia saber, que no meu portátil estava programado uma forma da configuração, que podia incomodar certos blogistas.

A Georgia, que vive na Alemanha, devia saber, que essa forma de configuração é usada sem problemas pelos bloguitas alemães. Razão essa, que levou a pessoa que me fez a programação, a não me informar desse pormenor.

A Georgia deixou-me dois comentários a perguntar o que estava a acontecer, mas só esperou 1 hora para me acusar públicamente no blogue dela.
Quando li os comentários era tarde demais. Se ela fosse corecta espera pelo menos 1 dia!!!
Bem, ela nunca foi uma amiga virtual: visitei os blogues dela muito raramente e num deles deixei um comentário há cerca de 1 ano.

Mais uma vez muito obrigada por acreditar em mim, pois a Georgia acusou-me através de vários comentários, que eu lhe queria roubar leitores.

Vou tentar acalmar, mas este caso arrasou-me com os nervos.

Desejo-lhe um feliz fim-de-semana!

Mensagens populares deste blogue