U m infográfico sobre medidas de suporte à aprendizagem e inclusão - Medidas Universais , e sua aplicabilidade no âmbito do Decreto Lei 54/2018. Uma boa ajuda para os professores que andam um pouco mais perdidos sem saber que medidas aplicar, ou melhor, como as podem aplicar a alunos com dificuldades de aprendizagem. Antes de os quererem empurrar para Medidas Seletivas, há que aplicar, repito, aplicar, porque muitas vezes fazem-se uma cruzinhas num papelitos, mas nunca mais ninguém se lembra que é preciso aplicar na prática, com os alunos.
Em tempo de confinamento, com todas as crianças e jovens em casa, manter rotinas de estudo é fundamental! Fica a sugestão : A EUDACTICA , disponibiliza gratuitamente online o conhecido SUPERTMATIK , jogos didáticos com acesso aos principais conteúdos curriculares do Ensino Básico. A App, com acesso livre também nos dispositivos móveis, alia as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem. Para jogar basta selecionar a disciplina, o ano de escolaridade e o modo de jogo: Solitário, vs Robot ou vs Humano. Aqui todos podem aprender e reavivar conhecimentos. Vamos lá gente destemida, toca a desafiar outros colegas da turma ou inter-turmas para uma partidinha! Com o SUPERTMATIK , aprender é um processo divertido! Clica num dos links ou na imagem infra e começa a jogar. Boa sorte e boas aprendizagens!
No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários