No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários
Vou apoiar Portugal com todo o meu coração.
PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! Como grita a Ema... e eu também, quando é do futebol.
Tenciono escrever alguma coisa no "ematejoca azul" sobre o Festival, gostava de saber, quando foi a última vez, que Portugal entrou nesta competição. Se a Fátima souber, por favor, diga-me quando foi.
Bom fim-de-semana!
PS: O Círculo Literário de ontem foi muito interessante, e os participantes já se querem encontrar no dia 29 de Junho, antes das férias.
Li no blogue da TETÉ sobre o Clube de Leitura e pensei criar um também, sendo muito apoiada pela minha filha Vanessa.
O Diogo voltou à blogosfera! Fátima, visite, por favor, o blogue dele, vai gostar! Obrigada!
Essa canção tem ritmo bem brasileiro... parece muito o famoso "forró", bem conhecido e executado no nordeste do Brasil.
Essa influência, ou, se preferirem, essa aculturação só pode produzir bons resultados.
Parabéns ao "Flor-de-Lis", parabéns Portugal!
Portugal ficou classificado em 15º lugar. Muito merecido! Acho que merecia um poco melhor... mas o povo é soberano!
A classificação, é claro, tem a sua importância, mas estar entre os finalistas para representar a pátria e mostrar ao mundo que nem só de "americanices" vive a boa música também deve deixar um gosto bom.
Um xeiro (assim mesmo!)