Novo número da Revista Sísifo

Desenvolvimento profissional e carreira docente
Fases da carreira, currículo e supervisão
José Alberto Gonçalves +
pág. 23-36 { pdf }
Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores
Manuela Esteves +
pág. 37-48 { pdf }
Ética profissional e Formação de Professores
Ana Paula Caetano + , Maria de Lurdes Silva +
pág. 49-60 { pdf }
Formação de Professores em contextos colaborativos
Um projecto de investigação em curso
Ana Margarida Veiga Simão + , Maria Assunção Flores + , José Carlos Morgado + , Ana Maria Forte + , Teresa Fragoso de Almeida +
pág. 61-74 { pdf }
O lugar da afectividade na Relação Pedagógica
Contributos para a Formação de Professores
João Amado + , Isabel Freire + , Elsa Carvalho + , Maria João André +
pág. 75-86 { pdf }
Especificidades da formação de professores de artes e de humanidades
Sara Bahia +
pág. 101-112 { pdf }
Recensões, Conferências e Outros artigos [aqui]
Comentários
Beijo
Isabel
Ainda só li o estudo "Formação de professores para a prevenção da indisciplina". Penso que a actual situação de indisciplina deveria merecer grande atenção, nomeadamente na formação inicial dos professores e nos estágios e que, como é dito no estudo, não basta formação teórica para práticas de disciplinação, devendo haver supervisão e apoio, para o que a maior oportunidade são os estágios. Quanto aos professores já em exercício, a própria investigação mostra que há um percurso longo desde o conhecimento declarativo (teórico) e o conhecimento procedimental, e há resistência dos professores em pôr em questão a sua prática e admitirem a necessidade de a mudar. Mas é urgente (urgentíssimo)que se invista na formação para as práticas de prevenção da indisciplina e práticas adequadas de disciplinação, e para a mudança de atitudes face ao problema da indisciplina.
Desculpe ter fugido ao tópico do do seu post - a revista Sísifo - para comentar um dos artigos da mesma.
Um abraço
Um abraço :)