No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários
Ao ler o seu comentário lembrei-me dum poema, que escrevi com 15 anos.
A minha vida é viver
Sempre nas asas dum sonho
Sem que nada de real seja meu
__Assim
Pedinte dos meus próprios pensamentos
Choro sòzinha
Porém no meu coração
Uma voz está dizendo:
È tempo de tentar outro caminho
Já nessa altura sabia, que andar nas asas de um sono era o caminho errado. Descupe ser dura, mas acho que os portugueses não passam da cepa torta, porque andam sempre nas asas de um sonho - a vida é uma realidade!
Discordo parcialmente da perspectiva apresentada pela Teresa. Sonhar faz bem. Pode ser a alavanca impulsionadora de muitas acções reais. Se sonhar ajudar a lutar pelos nossos objectivos e metas, que mal pode ter? Mal é sonhar e esperar que as coisas aconteçam. É preciso lutar. Lutar muito. O esforço é uma das muitas virtudes que se está a perder entre os portugueses. Aqui devo concordar com a Teresa... sem trabalho, esforço, luta... não se passará da "cepa torta".
Diria, sonhar é bom... mas não chega...