Ser adolescente hoje: fenómenos que preocupam e desafios educacionais

Estão disponíveis on-line, em formato pdf e vídeo, as conferências, as mesas redondas, os debates e as comunicações ao Congresso “Ser Adolescente Hoje”, realizado em 2005 na cidade de Madrid. Um tema sempre actual e demasiado importante para cair no esquecimento.

São umas largas horas de excelentes comunicações, de muitas interpelações e questões levantadas, de algumas respostas e conclusões, mas sobretudo de muita partilha de experiências, de caminhos encetados ao nível da investigação educacional e de muitos horizontes abertos, particularmente, na óptica do educador e da prevenção de situações de risco.

Vale a pena perdermo-nos por estas paragens umas horitas.

Aqui fica a minha proposta semanal, mensal... de “perdição” para todos os educadores (pais, professores e demais parceiros e co-responsáveis pela educação das nossas crianças, adolescentes e jovens).

Comentários

f@ disse…
Dessa eu já me safei... mas é sempre interessante estar a par...
Lol Fátima o que aconteceu ao vídeo...
Beijinhos grandes das nuvens
Este teu blogue é um manancial de boas informações...como acho sempre muito interessante estar a par de tudo o que diga respeito à educação, irei a estes tuas sugestões de links, com calma, para uma leitura atenta. Obrigada pela partilha:-)! Beijos.
Patti disse…
Obrigada pela informação que vou guardar nos favoritos para ir lendo com calma. Tenho uma pré-adolescente em casa, em quem não prevejo muitos dissabores. Mas nunca fiando.
BC disse…
Eu estou a par, há uns bons par de anos, sabes já são muitas gerações,mas como não tem aparecido
vim eu aqui fazer uma visita cordial.
jinhos e :)s
Anónimo disse…
Ai, fátima, tem sempre temas, aos quais nao tenho nenhum comentário.
Nao é crítica, sei que é professora.

Nao podia dar-me mais esclarecimentos sobre o vosso encontro. Gostava de fazer uma pequena referencia no meu blogue nesse dia.

Mas pelo que a Renard escreveu, nao é a primeira vez que se encontram. E pelo que percebi sao quase todas professoras.

A minha melhor amiga também é professora... e também as conversas dela, tirando um pouco de política, só gerem no mesmo tema.

Saudacoes outonais!
Raul Martins disse…
Obrigado pela partilha deste material muito interessante sobre a adolescência.
.
Aproveito para vos desejar um bom encontro amanhã.
.
Carpe diem!
Anónimo disse…
Aqui estou outra vez para nao falar da adolescencia, mas do encontro.
Fiquei surpreendida serem muitas pessoas a tomar parte desse encontro, pois da "Tribo dos Afectos" so conheco meia dúzia.

Fátima, faca-me um favor e mande-me um @-mail teste, pois nao sei se funciona. Ao saber o seu @-mail podemos tratar este assunto por esse meio. Aqui, quero evitar falar, como a Fátima diz e com razao...
Estive para estar no Porto em Outubro e entao dava uma fugida a Lisboa. Fica para a outra vez.
Os meus leitores alemaes sao todos amigos pessoais e muito antigos.
Dos portugueses só conheco os do "devaneio da batata" e do "Janelar".

Que alegria que o Raúl deu sinal de vida. Desta vez nao senti a partida dele como a da Isabel, pois estou convencida. que ele volta.

Saudacoes outonais!

Mensagens populares deste blogue