PORTEFÓLIOS DIGITAIS: REVISITANDO OS PRINCÍPIOS E RENOVANDO AS PRÁTICAS
Por Maria João Gomes
Universidade do Minho
Introdução O conceito de portefólio tem a sua origem e as suas primitivas utilizações em actividades profissionais, particularmente as associadas ao grafismo e à imagem (arquitectura, fotografia, pintura, entre outros). Do domínio de utilização no campo profissional e com objectivos essencialmente de registo e apresentação de trabalhos, os portefólios foram sendo adaptados a outras áreas de intervenção e alargando o leque de potenciais objectivos associados à sua utilização, começando a surgir também em contextos educacionais, formativos e escolares.
Embora de utilização ainda relativamente restrita em muitos domínios educacionais e escolares, a criação de portefólios é reconhecida por muitos professores, investigadores e outros intervenientes no campo da educação, como estratégia de promoção de aprendizagens, como instrumento de avaliação e como ferramenta de desenvolvimento profissional dos professores (Soeiro & Silva, 2005; Alves, 2005). Todavia, a existência de algumas lacunas ao nível da investigação empírica sobre o uso de portefólios na educação, quer com estudantes quer com professores é reconhecida (cf. Barret, 2005). Para além dos múltiplos propósitos para os quais os portefólios podem ser desenvolvidos, existem diferentes contextos de aplicação também a requerer estudos (cf. Barret, 2005). Mais recentemente, a evolução tecnológica e os novos recursos disponíveis, bem como as novas competências exigidas pela sociedade da informação e comunicação, têm conduzido ao surgimento de experiências e práticas pedagógicas suportadas na construção de portefólios digitais de aprendizagem, alargando ainda mais a necessidade de se desenvolverem estudos e investigações neste domínio.
(continuação)
Referência Bibliográfica:
Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. CIEd 2006
Universidade do Minho
Introdução O conceito de portefólio tem a sua origem e as suas primitivas utilizações em actividades profissionais, particularmente as associadas ao grafismo e à imagem (arquitectura, fotografia, pintura, entre outros). Do domínio de utilização no campo profissional e com objectivos essencialmente de registo e apresentação de trabalhos, os portefólios foram sendo adaptados a outras áreas de intervenção e alargando o leque de potenciais objectivos associados à sua utilização, começando a surgir também em contextos educacionais, formativos e escolares.
Embora de utilização ainda relativamente restrita em muitos domínios educacionais e escolares, a criação de portefólios é reconhecida por muitos professores, investigadores e outros intervenientes no campo da educação, como estratégia de promoção de aprendizagens, como instrumento de avaliação e como ferramenta de desenvolvimento profissional dos professores (Soeiro & Silva, 2005; Alves, 2005). Todavia, a existência de algumas lacunas ao nível da investigação empírica sobre o uso de portefólios na educação, quer com estudantes quer com professores é reconhecida (cf. Barret, 2005). Para além dos múltiplos propósitos para os quais os portefólios podem ser desenvolvidos, existem diferentes contextos de aplicação também a requerer estudos (cf. Barret, 2005). Mais recentemente, a evolução tecnológica e os novos recursos disponíveis, bem como as novas competências exigidas pela sociedade da informação e comunicação, têm conduzido ao surgimento de experiências e práticas pedagógicas suportadas na construção de portefólios digitais de aprendizagem, alargando ainda mais a necessidade de se desenvolverem estudos e investigações neste domínio.
(continuação)
Referência Bibliográfica:
Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. CIEd 2006
Comentários
Bem que me dava tanto jeito um bem organizadinho….
ACHO QUE O VOSSO ENCONTRO CORREU BEM.Fico feliz, mas eu também estive com o meu papá, embora não muito tempo, mesmo ao fim de semana, sempre cheio de afazeres.
Obrigada pelas dicas.
O POEMA JÁ ESTAVA ESCRITO EM RASCUNHO HÁ DIAS,DESDE O PRINCÍPIO QUE O PASSEI PARA O BLOGUE E DEPOIS COM A DIFERENÇA DAS HORAS ACONTECE SEMPRE ISSO E VI-ME AFLITA.
jÁ NÃO SABIA COMO FAZER PARA acertar.
Quanto ao video eu já tinha feito o que me disseste mas não consegui,
pondo a seguir aopoema aparecia-me a meio e desisti, por isso faz falta o immem....
Mas o vide tb,. é fofo.
Obrigada pelas dicas.
Beijinhos
Lindo de morrer:))
Não sabia que os portefólios também se podiam aplicar no campo da Educação, mas faz sentido.
Conhecia-os na Moda e na Pintura.
Muitos beijinhos e boa semana
Beijinhos!!!
Saudacoes de um Düsseldorf quase outonal.
Passei por cá para desejar um bom ano. Felicidades