No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários
A avaliação docente é uma realidade à qual, inevitavelmente, não podemos fugir (e penso que ninguém o deseja). Por isso, parece-me que a melhor forma deste "monstruoso" modelo de avaliação sortir alguns resultados positivos em termos de desenvolvimento profissional docente que possa também traduzir algumas, ainda de ligeiras, melhorias no processo de ensino-aprendizagem, é utilizar os Portefólios (em papel) ou em formato digital (webfólios ou e-portefólios, COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CARÁCTER REFLEXIVO (das práticas educativas). Se as escolas delinearem orientações claras para a sua elaboração, não vai aumentar o trabalho dos docentes avaliados (porque a definição de objectivos individuais, as reflexões, a auto-avaliação, as planificações, os planos de aula, etc, etc. têm que ser apresentados aos AVALIADORES. A análise documental, é um dos suportes mais importantes no processo. Se esses documentos estiverem dispersos, dificultará a tarefa dos Avaliadores e certamente não trará benefícios aos Avaliados. O trabalho não será mais. É uma questão de ORGANIZAÇÃO.
Mas, uma vez que a sua escola optou por não adoptar os portefólios como instrumentos de avaliação de análise documental, gostaria de conhecer o caminho encetado para o efeito. Acho que só teremos a ganhar com a multiplicidade de experiências que vão surgir no terreno.
Fico a aguardar a sua partilha.
A avaliação será para levar a sério... mas este modelo é francamente mau, nisto concordo consigo.
Bom trabalho!