Infográfico - Medidas Universais - DL 54/2018
U m infográfico sobre medidas de suporte à aprendizagem e inclusão - Medidas Universais , e sua aplicabilidade no âmbito do Decreto Lei 54/2018. Uma boa ajuda para os professores que andam um pouco mais perdidos sem saber que medidas aplicar, ou melhor, como as podem aplicar a alunos com dificuldades de aprendizagem. Antes de os quererem empurrar para Medidas Seletivas, há que aplicar, repito, aplicar, porque muitas vezes fazem-se uma cruzinhas num papelitos, mas nunca mais ninguém se lembra que é preciso aplicar na prática, com os alunos.
Comentários
Estou sempre ocupada com alguma coisa, ou melhor, nunca me aborreco, consigo-me entreter com tudo o que me rodeia.
Sei exigir com toda e muita forca aquilo que desejo, o que nem sempre é agradável aos meus familiares e amigos.
Quero apenas mostrar que o Paulo Coelho está absolutamente errado.
E conheco criancas que nunca estao contentes, com motivo ou sem ele.
Que nao se sabem ocupar sózinhas, que tudo as aborrece.
E que nao conseguem exigir aquilo que querem, porque lhes falta a coragem e a forca de vontade.
Há de tudo como na farmácia.
Obrigada pela lista. Já visitei todos esses blogues. Eles eram visitas frequentes da Isabel.
Bem, a avó pirueta e o Raúl nao puseram no blogue deles o nosso símbolo. Sabe a razao?
Saudacoes de Düsseldorf.
Beijinhos.
belo poste embora eu não goste mto de PC.
beijinhos das nuvens e tudo bom
Vou voltar sempre...
Tenha uma belissima semana.
Maurizio
“Uma criança pode sempre ensinar três coisas a um adulto: a ficar contente sem motivo, a estar sempre ocupado com alguma coisa, e a saber exigir com toda a força aquilo que deseja.”
E de certo modo à f@. Pois eu nao acho que as criancas sejam dessa pureza de que ela imagina.
Como professora a Fátima deve saber como as criancas podem ser crúeis.
Eu nao sou contra as criancas, só acho um exagero, elas terem todas as virtudes e nós adultos temos de aprender com elas.
Bem, a poeta Henry Wadsworth Longfellow é da minha opiniao.
Quanto à minha pergunta, nao é importante. Só achei estranho!
Respeito o seu posicionamento, mas não posso concordar com ele na sua globalidade.
A pureza de Coelho aludimos, é também ela fruto da educação.
Sabemos que estas coisas não são lineares nem homogéneas: o que pode funcionar extraordinariamente bem com umas crianças, pode não funcionar com outras. Temos como exemplo disso famílias que dizem educar os filhos da mesma maneira e eles são totalmente diferentes e com personalidades diferentes. Ainda assim, e sabendo que são inúmeros os factores (internos e externos) que influem no desenvolvimento integral das nossas crianças, adolescentes e jovens, não posso deixar de realçara o papel vital da educação nesta conquista do equilíbrio e harmonia desejados. Destaco o papel da família, mas a escola, a sociedade também deixam marcas muito fortes.
Não percebi qual é a delíca que me deixou, peço desculpa. Talvez seja o poeta Henry Longfellow. Não conheço. Não posso pronunciar-me.
Beijinhos e sorrisos tribais :)
lembrei-me ainda que há uns tempos atrás postei aqui um vídeo excelente para reflexão sobre a APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO.
Faltam-nos os MODELOS... ou seja, os bons modelos. Temos que conseguir transmitir às nossas crianças que vale a pena ser BOM. Estamos de algum modo a falhar... por isso, como a Teresa disse, existem crianças que podem ser cruéis.
Teresa, o importante é termos consciência de que aquilo que fazemos pelas noassas crianças é o que julgamos ser o melhor, transmitindo-lhes os VALORES que consideramos estruturantes.
Um beijinhos e :)