No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários
Muito obrigada pela pronta resposta no meu blog e por achar interessante a ideia do "DESAFIO"
Percebi que para muita gente o factor tempo está a ser um entrave. Vou repensar melhor o assubto para que possa ter o maior número possível de adesão.
Darei notícias proximamente.
Um abraço
Licas
Os prazos para o DESAFIO foram alterados. Espero que permitam uma maior participa�o.
Por favor consulte o meu blog sobre este assunto.
Obrigada
Licas
Aparece lá no meu!!!
O tema que propõe é muito interessante e penso escrever sobre ele nos próximos tempos aqui para o blog. Aliás, já o prometi aos meus leitores.
De facto o tempo urge quando os afazeres são imensos, mas certamente aparecerá qualquer coisa. Dou-lhe autorização para os publicar no seu blog e/ou no folheto informativo como se propõe desde que não sejam alterados os seus conteúdos e que refira a fonte.
Não posso, no entanto, assumir um compromisso regular de participação se os prazos forem curtos ou o tema não fôr do meu interesse. Mas, participarei com muito gosto, sempre que me seja possível.
Os melhores cumprimentos.