Nova Ficha de Observação para o Ensino Especial

Já aqui foi dito várias vezes que não há Grelhas ou Instrumentos de avaliação perfeitos. Para além disso, cada escola tem as suas particularidades, tem metas específicas no seu Projecto Educativo, tem objectivos e indicadores de medida também eles muito específicos. Relembro por isso que qualquer das fichas aqui postada poderá servir de modelo, mas terá sempre que ser adaptada à realidade contextual das escolas.
Este é mais um contributo, desta vez, meu e do Professor Ramiro Marques. Irei afixar outras fichas ao longo da semana (do Pré-Escolar ao Secundário).

A grelha que segue é um misto de Ficha de Registo da Avaliação Final do Coordenador-Avaliador com anexos de Registo auxiliares para anotações da Análise Documental e anotações decorrentes das Aulas Assistidas. O objectivo de concentrar todos os registos do Coordenador-avaliador num só documento foi simplesmente simplificar a sua leitura e facilitar o posterior tratamento de dados, evitando a dispersão de informação por vários documentos. Também se podem criar documentos distintos para o efeito.



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Comentários

Anónimo disse…
Bom dia, Fátima!
O crédito desta ficha é todo seu. Eu só dei uma pequeníssima ajuda.
Se todos os professores fossem generosos como você é, tudo seria mais fácil.
Por favor, não escondam os documentos. Partilhem-nos!
Ramiro
Fátima André disse…
Esclarecimento

Um colega perguntou-me ontem o seguinte:
Como se converte esta escala de apreciação (1 a 4) para a escala do ME (1 a 10)?

Respondo:
A escala apresentada (1-4) não tem qualquer erro. Aliás, a proposta de escala do ME (ainda é isso mesmo, uma proposta que não foi publicada oficialmente) vai nesse sentido. Nesta proposta de escala que já aqui publiquei, o ME prevê que para cada parâmetro a pontuação máxima seja 10 pontos, a qual se distribui da seguinte forma: (dou um exemplo do parâmetro A, mas é igual para todos):

(A.1+A.2+A.3.+A.4.A.5):2=10 pontos

Exemplifico com a pontuação máx.:

(4+4+4+4+4):2=10 pontos

Admito que possa haver outras formas de chegar ao mesmo resultado. E conheço escolas que adoptaram outro sistema de pontuação. Desconheço a base desse critério.

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