No Dia Mundial do Livro , que afinal é hoje e todos os dias, assim o espero, aqui deixo uma sugestão de leitura para pais e professores. "Mágoas da Escola" de Daniel Pennac. O original é de 2007, mas está traduzido em português e editado pela Porto Editora (2009). Em Mágoas da Escola , Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação de um ponto de vista insólito - o do mau aluno. Pennac, ele próprio, hoje o célebre escritor francês, ontem o mau aluno, analisa o perfil do mau aluno dando grande enfase à carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha no seu percurso académico. Para tal, Pennac socorre-se de recordações autobiográficas e reflexões a cerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser mau aluno e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino. Daniel Pennac oferece-nos neste livro, com alguma dose de bom humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência. Aqui poderá ler um ex...
Comentários
por motivos de doença vou ausentar-me fisicamente deste espaço por uns tempos. uma paralisia no braço direito impede-me de estar no computador. problemas graves na cervical e tv. mais qq. coisa. cheguei há poucas horas do hospital vila franca de xira onde, infelizmente, fui muito mal tratada. darei entrada amanhã no hospital da ordem terceira em lx. para uma consulta, fazer mais uns exames e mais não sei. um hospital particular. infelizmente, neste portugal à beira mar plantado, só quem pode pagar, como eu, tem direito a cuidados médicos com dignidade. não sei o q. me espera, só deus sabe, mas confio n’ele…
um ab. a todos e até breve.
ps. a falta q. um braço e mão me faz... demorei mais de meia hora a escrever esta meia dúzia de linhas...
Você está a melhorar? Regresse depressa. Precisamos dos seus textos.
Votos de rápidas melhoras.
Ramiro
Obrigada pela atenção. As melhoras são poucas. Não posso ainda andar por aqui. Imobilizaram-me a cervical. Embora deva esforçar a mão dta. para recuperar os movimentos, as dores são muito severas. Prometo ir postando sempre que me sinta um pouco melhor.
Bom trabalho!