Documentos de Apoio à Avaliação dos Professores

Finalmente o Scribd parece estar a funcionar. Ao longo dos próximos dias irei aqui postar neste formato alguns documentos de trabalho que podem ser adaptados e melhorados pelas escolas de acordo com o seu contexto, o seu Projecto Educativo e as metas nele contidas. E, naturalmente, de acordo como os indicadores de medida construídos ou a contruir a partir destes, dos normativos em vigor e das recomendações do pseudo-Conselho Científico para a Avalição de Professores.

Pretendo afixar documentos direcionados também para o Pré-Escolar e o Ensino Especial (ambos com parâmetros de avaliação específicos, de acordo com as indicações provenientes da Tutela).

As escolas e professores que se disponibilizem a partilhar os seus intrumentos de registo e demais documentos de trabalho podem envia-los para o meu endereço de e-mail (revisitaraeducacao@gmail.com). Irei publicando aqui esses instrumentos, na medida das minhas possibilidades. Na certeza de que a troca de experiências e a partilha do conhecimento contribui para o nosso desenvolviemnto pessoal e profissional.

Nota: Quero (re)lembrar que os instrumentos a construir não sevem ser documentos complexos. Podemos estar a cometer o mesmo erro que a tutela ao implemetar grelhas de registo ambíguas, paradoxais e de difícil aplicabilidade. Um instrumento de registo simples não significa que seja um mau instrumento ou um instrumento pobre, pelo contrário, pode ser um instrumento muito mais útil. Pretende-se que estes instrumentos sejam úteis para a observação e registo de elementos essenciais e de fácil transporte para as grelhas finais do Ministério da Educação. Pretende-se, por isso, que elas contenham dados precisos e fáceis de medir, ou seja, que não gerem muita subjectividade de interpretações, para que possam ser propiciadoras de uma maior equidade.

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